top of page
  • Foto do escritorThiago C. Vasconcelos

Plataforma de Segurança Unificada: contratando um projeto!

Atualizado: 12 de abr. de 2021

# Introdução


Este ano diversos artigos meus foram publicados em revistas em português e inglês na América e Europa. Já escrevi sobre os seguintes temas: “Por que integrar sistemas de segurança?”, “Sistema de segurança integrados”, “Por que contratar uma plataforma de segurança unificada”, “Sistema de segurança integrado ou plataforma de segurança unificada?” e “Cyber security em uma plataforma de segurança”.


Este artigo foi publicado como destaque de capa na Edição 292 do Jornal da Segurança, Dezembro/2018, São Paulo. A Revista está disponível para os assinantes na versão digital e impressa. A tiragem é de 10.000 exemplares por mês. Meu artigo começa na página 20 da revista.

Neste presente artigo, falarei da importância da contratação de um Projeto Executivo Unificado na área de Segurança, considerando uma Plataforma de Segurança Unificada e toda a infraestrutura necessária.


Buscarei demonstrar uma visão simplificada de ambos os lados, tanto da empresa CONTRATANTE, quanto da empresa CONTRATADA, que são contextos distintos.


Os benefícios de uma contratação de um Projeto Executivo Unificado de uma plataforma de segurança unificada são inúmeros, como: ter um projeto único para toda a plataforma, contratação simplificada, operação unificada, gestão simplificada, gerenciamento do sistema centralizado, e otimização do investimento.


# Projeto Executivo Unificado


Primeiramente, tudo começa em uma necessidade de um sistema ou plataforma de segurança unificada, como: uma nova construção, uma ampliação, novas melhorias, integração de diversas localidades em uma única central de operações unificada, substituição de um sistema existente não funcional ou que não está atendendo satisfatoriamente às necessidades ou expectativas do cliente, entre outros cenários.


Sendo assim, com a necessidade da elaboração de um Projeto Executivo Unificado para implantação de uma plataforma de segurança unificada, aplicável em um dos cenários citados ou outro cenário, o projeto deverá ser de acordo com cada contexto, devendo ter especificações adequadas para cada cenário, onde a empresa contratante poderá ser uma empresa pública ou privada e a empresa que vencer a licitação para entregar o Projeto não pode concorrer com a implantação da Plataforma, nem deve possuir um ou mais sócios comuns entre as empresas ou algum outro tipo de vínculo, como um consórcio por exemplo.


É importante também verificar os escopos que deverão fazer parte do projeto, como: contagem de pessoas, controle de acesso, detecção de alarme de incêndio, intrusão ou alarme, leitura de placas, portaria remota, proteção perimetral, reconhecimento facial, sonorização, vídeo monitoramento (CFTV ou Vídeo IP), entre outros escopos.


Em uma plataforma de segurança unificada, cada escopo ou disciplina citada é representada por um ou mais módulos nativos em um Software, que pode ser de qualquer fabricante que atenda aos requisitos do projeto.

As possibilidades ao contratar um projeto de uma plataforma de segurança unificada podem ser inúmeras e quase que infinitas, a depender das licenças disponibilizadas pelo fabricante do software, módulos de software ou plugins nativos, bem como da lista de dispositivos já homologados, sem a necessidade de desenvolvimento de software customizado, protegendo o cliente final. Há casos que pode haver necessidade de desenvolvimento customizado, porém devem ser casso pontuais.


Alguns protocolos padrões de mercado mundialmente conhecidos facilitam esta unificação como: BACnet, Contact ID, CGI, HTTPS, IP, Modbus, OPC, OSDP, SRTP, ONVIF, PSIA, TCP, UDP, Wiegand, SIP, entre outros.

Além dos escopos a serem contemplados no Projeto, deverão ser verificados os requisitos do Software, câmeras, controladoras, leitores, painéis, sensores, Infraestrutura de TI ou TIC com os respectivos servidores, storages e ativos de rede, bem como todo o passivo de rede aplicável, que será a infraestrutura, cabeamento estruturado, racks e acessórios.


Central de Operações e indispensável com mobiliário técnico adequado, monitores profissionais que suportam funcionamento 24x7 e as respectivas workstations, que são computadores mais robustos que computadores do tipo desktop para suportarem todo o processamento da operação da Plataforma de Segurança Unificada.


A Central de Operações é importante, pois centraliza toda a inteligência, gerenciamento da Plataforma e todas as tomadas de decisões devidas. 

Todos os itens citados devem ser adequadamente dimensionados e especificados, pois tudo está inter-relacionado. Dependendo do porte do projeto ou criticidade da plataforma de segurança unificada, é importante considerar redundância de diversos itens, como: servidores, software, storages, ativos de rede, interconexão da rede e nobreaks.


A redundância é importante para viabilizar um sistema seguro com alta disponibilidade com o menor nível de downtime possível.

Dessa forma, o projeto sendo único, a empresa responsável pela implantação, deverá entregar na modalidade “turn key”, que deverá ser em pleno funcionamento para a operação e com as devidas garantias formalizadas. É importante especificar no Projeto os requisitos dos serviços, como: instalação e configuração, operação assistida, as-built e treinamentos.


Deverá ser incluso no memorial descritivo a modalidade de contratação, que pode ser como venda ou através da contratação como serviço, conhecida como “as a service (aaS)”.

O envolvimento do cliente durante a elaboração do Projeto Executivo é de suma importância, através de reuniões planejadas, com o objetivo de evitar divergências de informações ou do não atendimento a alguma expectativa esperada previamente. A boa comunicação é uma condição sine qua non durante todo o processo da elaboração do Projeto Executivo, com as devidas formalizações através de e-mails e atas de reunião, evitando transtornos futuros.


# Contratação única

Com a contratação do Projeto Executivo Unificado, o cliente poderá lançar um processo de concorrência único, onde as empresas proponentes deverão ofertar uma solução que atenda a todos os escopos.

É importante ressaltar que esse modelo de contratação exige especialização para acompanhar todo o processo e validar a solução de todas as empresas interessadas em apresentar uma solução técnica e comercial para atender à demanda do cliente, gerada através da elaboração do Projeto único. 

Esta consultoria pode fazer parte do escopo da empresa responsável pela elaboração do projeto, bem como todo o suporte técnico na fase de resposta à eventuais questionamentos de empresas proponentes.


É importante avaliar incluir no escopo da mesma licitação da contratação do projeto, a consultoria para resposta à questionamentos das empresas proponentes, bem como a fiscalização da implantação. 

Há diversas vantagens na modalidade de contratação única, como: o cliente terá um único contrato e toda a responsabilidade da implantação e entrega será de uma única empresa. Entretanto, o processo exigirá uma seleção mais criteriosa, pois as empresas participantes da concorrência deverão ser rigorosamente analisadas quanto ao acervo técnico, experiência em implantações anteriores, saúde financeira e garantia de profissionais qualificados para realizar toda a implantação do sistema


# Gestão simplificada


Diante desse contexto, após verificação das necessidades do cliente, alinhamento de escopo, elaboração do projeto executivo unificado, a fiscalização será mais simplificada. Ainda é comum órgãos públicos realizarem licitações em diversos lotes. Quando a licitação é feita dividida por lotes, às vezes é pensando na economia e maior concorrência, pois empresas diferentes podem vencer lotes distintos e em alguns casos cada empresa ganha um lote específico.


Quando a licitação é feita em muitos lotes ou grupos e diversas empresas arrematam separadamente, de forma preliminar pode parecer que houve redução de custos, porém há grande possibilidade que a fiscalização de todos os escopos separadamente seja mais complexa.

  • Empresa 1 - responsável por realizar e executar os serviços de cabeamento estruturado.

  • Empresa 2 - responsável por fornecer e instalar as câmeras.

  • Empresa 3 - responsável pela execução da infraestrutura com os postes.

  • Empresa 4 - responsável pela infraestrutura de TIC.

  • Empresa 5 - responsável pela configuração do sistema.


Este é um exemplo de um cenário com cinco lotes. Em alguns casos há processos com mais lotes, onde o processo torna-se mais complexo de fiscalizar e gerenciar. Dessa forma, haverá muitas dependências, onde uma empresa dependerá do serviço de outra e qualquer atraso pode impactar no prazo e comprometer toda a entrega.


# Operação unificada


Com o projeto unificado da plataforma de segurança unificada, contratação única e gestão simplificada, consequentemente o cliente terá acesso à operação unificada, com um software de um mesmo fabricante. Existem vários softwares que trabalham com o conceito de Plataforma de Segurança Unificada. Este conceito não é exclusivo de nenhum fabricante. Algumas empresas nacionais e públicas tomaram a iniciativa de padronizar de forma corporativa a definição do fabricante oficial para a Plataforma de Segurança Unificada (PSU). O objetivo da padronização é viabilizar a simplificação por meio de uma operação unificada, gestão simplificada, gerenciamento e suporte técnico centralizado.


Após a implantação, posteriormente a empresa contratante (cliente), pode licitar novos módulos do software, conforme cada necessidade.

Esta plataforma de segurança unificada, sendo de um mesmo fabricante, com módulos nativos por disciplina, proporcionará uma interface única para o usuário, tornando transparente o tratamento dos eventos reportados, bem como visualização das imagens das câmeras, gerenciamento das gravações, controle de acesso, logs de eventos, disponibilidade de dashboards em tempo real, módulo de inteligência situacional, emissão de relatórios, unificação de diversas disciplinas, dentre outros recursos que uma plataforma de segurança unificada pode permitir. É importante destacar que há casos que alguns softwares fazem integrações com outro software, disponibilizando um front-end para o usuário final, porém o operador continua tendo os dois os softwares.


Quanto o Software é unificado, a integração é nativa e diretamente com o hardware, dispensando a necessidade da operação do sistema com dois ou mais software de fabricantes distintos.

# Gerenciamento centralizado


Com o a Plataforma de Segurança Unificada (IP), todos os dispositivos conectados à rede ethernet, como: câmeras, servidores, controladoras, painéis de detecção de alarme de incêndio, painéis de intrusão, amplificadores, intercomunicadores, alto-falantes, iluminadores, sensores de presença, radares, codificadores e decodificadores de vídeo, servidores, storages, entre outros dispositivos e equipamentos, estes poderão ser acessados e gerenciados através da rede.


Este acesso aos dispositivos e equipamentos poderá ser através de rede local (LAN) ou via internet, por meio de acesso remoto ou VPN. O Software poderá também estar instalado em uma infraestrutura em cloud computing, sendo gerenciado e operado via internet.


# Otimização do investimento


A otimização do investimento pode ser constatada de diversas formas. Primeiramente, com a elaboração de um projeto único, a empresa contratante otimizará o tempo, pois a responsabilidade pelo Projeto da Plataforma de Segurança Unificada será de uma única empresa. Dessa forma, a empresa contratante poderá lançar uma licitação ou processo de concorrência único e otimizado.


Atualmente algumas das grandes empresas privadas estão optando por realizar uma contratação única, evitando lançar vários processos separados. Já tive oportunidade de trabalhar em diversas concorrências onde o projeto foi elaborado de forma única, exigindo uma solução que contemplasse uma plataforma de segurança unificada e tendo como requisito que apenas uma empresa ficasse responsável por todo o fornecimento dos produtos e realização de todos os serviços de implantação.


Ocorreu um caso que a empresa contratante impôs a condição que se a empresa proponente não ofertasse uma solução e proposta para todos os escopos, não poderia participar da concorrência.


# Conclusão


Dessa forma, realizado o embasamento, contextualização com cenários e exemplificado o porquê contratar um Projeto Executivo Unificado, demonstrado os benefícios para todas as partes, é importante avaliar cada oportunidade de negócio, escopos e os riscos inerentes.


Em alguns casos, pode ser importante considerar a obra civil com infraestrutura separadamente, pois é algo mais simples de separar, porém quando há diversas empresas envolvidas no escopo tecnológico, que envolve: software, vídeo monitoramento, infraestrutura de TI ou TIC, controle de acesso, detecção de alarme de incêndio, intrusão e outros escopos da área de segurança, pode ser complexo de gerir e fiscalizar separadamente, devido à necessidade mais complexa do troubleshooting, pois será necessário ter uma visão ampla do sistema enxergando-o como um todo, bem como interagir com diversas empresas simultaneamente.


Havendo muita divisão de escopo em processos distintos, a tendência é tornar mais complexo a contratação e gestão dos contratos, bem como o acompanhamento das respectivas entregas, pois em uma plataforma de segurança unificada, um item está associado a outro e há diversas dependências entre si.

Dessa forma, é importante avaliar a consideração de um projeto único para uma plataforma de segurança unificada com módulos e plugins nativos através de licenciamento de software, conforme explicado.

# Quem sou eu?


Thiago Cavalcante Vasconcelos Consultor de Soluções, escritor e instrutor. Possui 30 certificações internacionais, incluindo: Axis, Bosch, Cisco, Dahua, Dell, Genetec, HID, Hikvision, ISS CCTV, ITIL, Kiper, Legrand e Microsoft. Atua com tecnologia desde 1997, é Bacharel em Sistemas de Informação com experiência em (TIC) desde 2004 e Segurança desde 2011, com foco em Plataforma de Segurança Unificada.


Possui premiação da Microsoft e Petrobras. Reconhecimento em primeiro lugar no "Infosec Competence Leaders 2018/2019. Experiência com soluções e/ou projetos para: Aeroportos, Presídios, Condomínios, Governo, Energia, Indústrias, Metrôs, Petrobras, Banco, Rodovia, Museu, Shoppings Centers e Vale.


17 visualizações0 comentário
bottom of page