top of page
  • Foto do escritorThiago C. Vasconcelos

Os perfis ONVIF e o novo protocolo de vídeo ONVIF Profile T

Atualizado: 12 de abr. de 2021


Em setembro de 2018 um novo protocolo de vídeo foi lançado pelo Forum ONVIF. É o ONVIF Profile T (Perfil T). Mas o que é o ONVIF? O ONVIF é o Open Network Video Interface Forum), que na tradução significa: “Forum Aberto de Interface de Vídeo em Rede”. O ONVIF é uma organização privada, internacional e independente, que foi criada pela Axis, Bosch e Sony em 2008 com o objetivo de criar um protocolo padrão de interoperabilidade entre dispositivos de áudio e vídeo com softwares. Atualmente o ONVIF possui 486 fabricantes-membro. O Comitê-Diretor do ONVIF é composto pelos seguintes fabricantes: Axis, Bosch, Honeywell, Pelco Schneider Electric e Sony.


Os perfis ONVIF podem ser chamados também de procotolos. O ONVIF completou 10 anos e evoluiu de tal forma que praticamente todos os softwares abertos já são compatíveis com perfis ONVIF. Atualmente quase todos os fabricantes de hardware implementam Profiles ONVIF em seus produtos de áudio ou vídeo, inclusive os nacionais. Para que os recursos do Profile respectivo funcionem, o dispositivo de áudio ou vídeo e o respectivo software devem ser compatíveis com o respectivo Perfil (protocolo).


Mais de 10.000 dispositivos já são compatíveis com Profiles ONVIF. A lista completa de dispositivos compatíveis pode ser verificada no site onvif.org. É mais rápido, prático e barato configurar uma câmera IP ou encoder via ONVIF no Software do que desenvolver uma integração por dispositivo.

Atualmente temos 6 perfis ONVIF em operação, que são: A, C, G, Q, S, e T.


O Perfil ONVIF mais conhecido mundialmente é o Profile S, que possibilita que os recursos convencionais de uma câmera sejam compatíveis com o software de monitoramento sem necessidade de desenvolver uma interação via API. Alguns recursos implementados no ONVIF Profile S são: parâmetros de visualização, parâmetros de gravação, compatibilidade com codecs de compressão padrões de mercado (MJPEG, MPEG4 e H.264) e utilização do PTZ de câmeras móveis.


O Profile G foi lançado em junho de 2014 e permite a integração de câmera ou encoder com o software e a utilização do recurso de gravação denominado edge storage (gravação na borda). Este recurso permite armazenamento e recuperação dos vídeos com ou sem áudio diretamente na câmera gerenciado via software.



O Profile Q, que foi lançado em julho de 2016, é um Perfil que permite configuração rápida da câmera ou encoder (quick installation), fácil descoberta de dispositivos na rede (network discovery) e controle dos dispositivos via software. A integração desses recursos via ONVIF é importante, pois elimina a necessidade de configurar a câmera via WEB, otimizando o tempo na implantação do sistema. Este Perfil ainda não foi amplamente difundido e apenas 10 fabricantes implementaram este Profile, totalizando 138 dispositivos conformes.


O Profile C, lançado em dezembro de 2013, é um protocolo de controle de acesso básico, que permite a integração via ONVIF de controladoras e/ou leitores com Softwares. É um protocolo relativamente novo, onde apenas 5 fabricantes de hardware desenvolveram produtos compatíveis com este Profile. Axis e Dahua são os fabricantes que atuam no Brasil e possuem hardware compatíveis com este Perfil de controle de acesso. Este Profile ainda não é tão conhecido como o Profile S já é conhecido para vídeo monitoramento. Dessa forma, outros protocolos predominam no mercado de controle de acesso, como wiegand e OSDP.


O Profile A também é um protocolo de controle de acesso e foi lançado em junho de 2017. Este é um Perfil avançado para controle de acesso em comparação com o Profile C. Ele integra alguns recursos adicionais em controle de acesso, em comparação com o Profile C, como: status de dispositivo, configuração de regras de acesso, configuração de credenciais e agendamentos. Dessa forma, o Profile A complementa o Profile C, tratando-se de controle de acesso.


O Profile T é um Perfil de streaming de vídeo avançado, lançado em setembro de 2018, que complementa o Profile S e possui diversos novos recursos, como:


  • Permite a integração dos analíticos de vídeo entre a câmera e o software por meio de metadados e imagens.

  • Suporta áudio bidirecional.

  • Suporta configuração de parâmetros de imagens.

  • Suporta compressão H.265 e H.264.

  • Suporta configuração de alarmes de detecção movimento (motion detection) e alarmes de intrusão (tampering).

  • Permite conexão entre software e hardware via HTTPS (protocolo de comunicação criptografado).

A integração de analíticos de vídeo é importante, pois atualmente quando utilizamos uma Câmera IP via Profile S, os analíticos de vídeo são “perdidos” e não funcionam no software, mesmo a câmera possuindo analíticos de vídeo embarcados nativamente. Sem o Profile T implementado, o cliente paga pela câmera com os analíticos e não pode utilizá-los.


Por ser um Perfil novo, com base em informações no próprio site do ONVIF, apenas o VMS da AxxonSoft, o Next VMS possui compatibilidade com o Profile T. Dessa forma, os demais softwares terão de correr para acompanhar a AxxonSoft e compatibilizar seu software com este novo Profile.

Quanto as câmeras ou encoders, com base no site do ONVIF, há 522 produtos compatíveis com o novo Profile T. Seguem a lista dos fabricantes que já possuem encoders ou câmeras compatíveis com o ONVIF Profile T: ACTI, Avigilon, Axis, Bosch, Dahua, Dynacolor, Eneo, Flir, Hikvision, Honeywell, Infinova, Pelco, Sony, TRENDnet e Uniview.


E aí, quais serão os próximos softwares e fabricantes de hardware a compatibilizarem seus produtos com o novo ONVIF Profile T? Os que realizarem esta integração, permitirão a utilização dos recursos da câmera de forma mais plena, viabilizando a utilização dos analíticos de vídeo no software, entre os outros recursos citados.


As referências das informações no presente artigo encontram-se em documentação oficial baixada do site onvif.org.


# Quem sou eu?


Thiago Cavalcante Vasconcelos Consultor de Soluções, escritor e instrutor. Possui 30 certificações internacionais, incluindo: Axis, Bosch, Cisco, Dahua, Dell, Genetec, HID, Hikvision, ISS CCTV, ITIL, Kiper, Legrand e Microsoft. Atua com tecnologia desde 1997, é Bacharel em Sistemas de Informação com experiência em (TIC) desde 2004 e Segurança desde 2011, com foco em Plataforma de Segurança Unificada.


Possui premiação da Microsoft e Petrobras. Reconhecimento em primeiro lugar no "Infosec Competence Leaders 2018/2019. Experiência com soluções e/ou projetos para: Aeroportos, Presídios, Condomínios, Governo, Energia, Indústrias, Metrôs, Petrobras, Banco, Rodovia, Museu, Shoppings Centers e Vale.


162 visualizações0 comentário
bottom of page