• Thiago C. Vasconcelos

Você sabe o que significa uma eclusa com intertravamento?



Bem, o termo #eclusa tem sido amplamente difundido no meio de #segurança eletrônica, principalmente após o surgimento das portarias tecnológicas que estão sendo implantadas em muitos condomínios no Brasil, como: #portaria remota e portaria #autônoma, por exemplo.


Pois bem, a eclusa significa "clausura", que na área de segurança eletrônica, significa uma área de segurança (intermediária), entre a rua e a área interna do condomínio. A eclusa pode ser utilizada para portaria de pedestres e também em portaria de veículos.


Muitos condomínios atualmente já são construídos com estas eclusas, para proporcionar mais segurança, bem como permitir o #intertravamento, que é o conhecido #interlock, onde a segunda porta só fecha após o fechamento da primeira.


Para o intertravamento (interlock) funcionar a #controladora de acesso deve ser compatível com tal recurso e o sistema deve ser corretamente configurado.

Em muitos casos, a eclusa é manual onde o porteiro abre manualmente os dois portões ou portas. O correto é que isso seja via sistema e a segunda porta só abra após o fechamento da primeira. Assim, se houver alguém suspeito que entrou na primeira porta, ela pode ficar na eclusa, até tudo ser esclarecido.


E você já conhecia este conceito? Já entrou em algum condomínio ou empresa que possui eclusa de veículos ou de pedestres? Segue abaixo a explicação do conceito intertravamento, através de uma figura:




6 visualizações0 comentário