• Thiago C. Vasconcelos

Quais as atribuições de um "Arquiteto de Soluções" em Segurança Eletrônica?

Atualizado: 12 de abr. de 2021

Atuo com TI / TIC no mercado enterprise desde 2004 e Segurança Eletrônica desde 2011. O mercado de trabalho é bem amplo com diversos cargos, como: Analista de Suporte, Engenheiros, Técnicos, Consultores, Gestores e um cargo relativamente novo e pouco conhecido chamado "Arquiteto de Soluções".


O arquiteto de soluções é denominado em algumas empresas de "Analista de Pré-Vendas", "Engenheiro de Pré-Vendas" e também "Consultor de Pré-Vendas". Em boa parte dos casos as atribuições são parecidas ou iguais ao Arquiteto de Soluções. Mas enfim, o que faz um "Arquiteto de Soluções"? Vou buscar explicar nesse artigo.





O "Arquiteto de Soluções" deve ter o perfil analítico e deve ser generalista no mínimo. Pode ser multi-especialista também, porém esse perfil é mais raro. Com base na minha experiência de aproximadamente 4 anos como "Arquiteto de Soluções", seguem as atribuições desse cargo:

  • Receber a oportunidade de negócio do profissional de vendas e realizar alinhamento de escopo com o cliente.

  • Dimensionar todos os itens e seus respectivos acessórios, como: câmeras, servidores, storages, controladoras, leitores, workstations, central de operações, entre outros itens.

  • Elaborar planilha completa com todos os itens do projeto.Realizar cotação de todos os itens.Desenhar solução completa, como: arquitetura do sistema e rede.

  • Dimensionar armazenamento necessário para o projeto.

  • Calcular autonomia de energia e dimensionar adequadamente nobreaks e acessórios.

  • Entregar a solução completa para o profissional de vendas elaborar a proposta comercial e submeter para o cliente.

  • Realizar possíveis ajustes após negociação da proposta.

  • Após aprovação da proposta, realizar reunião de alinhamento para passar a solução para o setor de implantação executar.

  • Prestar consultoria técnica para o setor de implantação durante a fase de execução, se necessário.


Em alguns casos, o mesmo "Arquiteto de Soluções" elabora a planilha de itens com preços de venda, bem como a proposta comercial e submete para o cliente.


Isto dependerá da estrutura interna da empresa e estas atribuições muitas vezes ficam para o profissional de vendas.


A vantagem que é uma carreira bem específica, fazendo que o profissional seja valorizado e requisitado no mercado de trabalho. Um arquiteto de soluções bem qualificado pode elaborar soluções de milhares de reais a milhões de reais, a depender do porte do projeto e oportunidade de negócio.


# Quem sou eu?


Thiago Cavalcante Vasconcelos Consultor de Soluções, escritor e instrutor. Possui 30 certificações internacionais, incluindo: Axis, Bosch, Cisco, Dahua, Dell, Genetec, HID, Hikvision, ISS CCTV, ITIL, Kiper, Legrand e Microsoft. Atua com tecnologia desde 1997, é Bacharel em Sistemas de Informação com experiência em (TIC) desde 2004 e Segurança desde 2011, com foco em Plataforma de Segurança Unificada.


Possui premiação da Microsoft e Petrobras. Reconhecimento em primeiro lugar no "Infosec Competence Leaders 2018/2019. Experiência com soluções e/ou projetos para: Aeroportos, Presídios, Condomínios, Governo, Energia, Indústrias, Metrôs, Petrobras, Banco, Rodovia, Museu, Shoppings Centers e Vale.


Perfil Linkedin: www.linkedin.com/in/thiagovasconcelos83 

E-mail: contato@thiagovasconcelos.net

22 visualizações0 comentário